segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Compêndio BP 3: MultiGate

MultiGate


Um "MultiGate" pode ter vários pinos de saída. A cada execução do "MultiGate" apenas um dos pinos de saída é executado. A ordem que os pinos de saída são executados pode ser em sequência ou aleatória. Quando todos os pinos de saída forem executados e se a opção "Loop" não estiver selecionada o "MultiGate" parará de executar os pinos de saídas. Para que o "Multigate" volte a executar os pinos de saída é preciso acionar o pino "Reset".

Podem ser acrescentados pinos de saída usando a opção "Add pin +". Para remover um pino, clique com o botão direito no pino e escolha a opção "Remove execution pin".

Entrada

  • Reset: Pino de execução usado para reiniciar o MultiGate e permitir novas execuções dos pinos de saída.
  • Is Random: Valor booleano. Se for verdadeiro indica que a ordem de execução dos pinos de saída é aleatória.
  • Loop: Valor booleano. Se for verdadeiro, o "MultiGate" continua a executar os pinos de saída após a execução do último pino de saída.
  • Start Index: Valor inteiro que indica qual o primeiro pino de saída que será executado.


Exemplo de uso: 

No nível existe um objeto chamado "MaterialDisplay" cuja função é exibir diversas opções de material para o usuário. Quando a tecla “Enter” é pressionada, um "MultiGate" é usado para definir um material diferente a cada execução. Como a opção "Loop" está selecionada, depois da execução do último pino de saída, o "MultiGate" voltará para o primeiro pino de saída.

Clique para aumentar

Importante: O "MultiGate" e outras ações como "Gate", "Do Once", "Do N" e "Flip Flop", possuem variáveis internas para guardar o seu estado atual. Devido a isto, estas ações não funcionam corretamente dentro de Funções porque toda vez que uma função é executada, as variáveis internas usadas nesta função são reiniciadas.