domingo, 29 de janeiro de 2017

Compêndio BP 3: Do Once

Do Once 


A ação Do Once executa apenas uma vez as ações ligadas ao pino de saída. Após sua primeira execução, se a ação Do Once for executada novamente, o seu pino de saída não será executado. Para permitir que a ação Do Once execute novamente o pino de saída é preciso acionar o pino "Reset".

Entrada

  • Reset:  Pino de execução usado para permitir que Do Once execute o pino de saída.
  • Start Closed: Valor booleano. Se for verdadeiro indica que a Do Once precisa ser resetada para permitir a primeira execução.


Exemplo de uso: 

Imagine uma arma especial que só pode ser usada uma vez por nível. Esta arma destrói todos os objetos  da classe "Enemy" que estão atualmente no nível. A arma é acionada ao pressionar a barra de espaço. Depois da primeira execução, mesmo que a barra de espaço seja pressionada várias vezes, a ação Do Once impede que as outras ações que destroem os inimigos sejam executadas.

Clique para aumentar

Em outro exemplo existe um detonador que gera uma explosão quando colidirem com ele. Este detonador é controlado pela ação Do Once. A propriedade "Start Closed" está marcada indicando que o detonador começa desarmado. É preciso executar o evento "PrepareDetonator" que acionará o pino Reset da ação Do Once. Após isso, se houver colisão com o detonador a explosão será criada. Para permitir uma nova explosão é preciso executar o evento "PrepareDetonator" de novo.

Clique para aumentar


Sumário