segunda-feira, 6 de junho de 2016

Compêndio BP 2: Funções

Funções


Assim como as Macros e Eventos Customizados, as Funções permitem que um conjunto de ações que são executados em várias partes do Blueprint seja reunido em um único local para facilitar a organização e manutenção do script. 

As Funções podem ser chamadas a partir de outros Blueprints e permitem o uso de parâmetros de saída. Uma desvantagem é que as Funções precisam ser concluídas imediatamente quando executadas, por isso nas Funções não é permitido o uso de Ações Latentes como Delay e Timeline.

O exemplo abaixo mostra a criação de uma função com o nome "EnemiesLeft" e que possui um parâmetro de saída chamado "NumEnemies". Esta função está marcada como "Pure", por isso não possuirá pinos de execução. As funções puras não devem modificar as variáveis de seu Blueprint.



As funções permitem o uso de variáveis locais que só são visíveis dentro da função. Elas são muito úteis para auxiliar em funções complexas e não se misturam com as outras variáveis do Blueprint. 

A função "EnemiesLeft" foi criada em um Blueprint chamado "Enemy Manager" que é responsável por controlar os inimigos do jogo. Ela retornará o número de inimigos que ainda existem baseado na classe de inimigo que estiver na variável "Current Enemy Class".

Clique para aumentar

Esta imagem mostra a função sendo chamada a partir de outro Blueprint.

Clique para aumentar


Sumário