terça-feira, 24 de maio de 2016

Compêndio BP 2: Vetores

Vetores


Um vetor é uma estrutura que contém os valores X, Y e Z. O uso de vetores simplifica muita coisa na programação de jogos 3D. Os vetores podem ser usados para representar posição, velocidade, aceleração, distância, direção, etc.

Um Ator possui um vetor chamado Location que indica sua posição atual no mundo 3D.



Blueprints possui algumas funções utilitárias para vetores, as duas mais importantes são:
  • Comprimento: O comprimento de um vetor pode ser usado para representar a distância entre dois pontos.
  • Normalização: Calcula o vetor unitário. O vetor unitário possui o comprimento igual a 1 e é muito usado para indicar uma direção.

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No exemplo abaixo um Ator está seguindo uma série de pontos de destino. O vetor "vDistance" é obtido a partir da subtração entre o atual ponto de destino e a posição atual do Ator. 

O comprimento do vetor "vDistance" representa a distância que falta para o Ator chegar ao atual ponto de destino. Se este valor for menor que o valor da variável "MinimumDistance" então significa que o Ator chegou no ponto de destino e pode ir agora para o próximo ponto de destino.

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