sexta-feira, 6 de junho de 2014

Preparação inicial do Jogo

Vamos começar a construir o jogo de exemplo que conterá as regras que foram descritas no artigo anterior.

O primeiro passo é criar um novo projeto. Escolha a opção "New Project" e procure o modelo chamado "TP_ThirdPersonBP". Este modelo contém um personagem e uma câmera em terceira pessoa que rotaciona ao redor do personagem.

Escolha um nome para o seu projeto e clique no botão "Create Project" conforme imagem abaixo.


O modelo contém um cenário simples com alguns objetos e o texto "Third Person Template":


Para o nosso jogo remova o texto e os objetos visuais que estão no meio do cenário para que fique apenas o chão e as paredes laterais. Para remover um objeto, basta selecioná-lo e pressionar a tecla "Delete". Veja a imagem de como deve ficar cenário:


Este modelo possui um blueprint com o nome "MyCharacter". Para abri-lo acesse a pasta "Blueprints" no "Content Browser". Este blueprint representa o jogador e contém um simples "Skeletal Mesh" com animações de movimento.


Será necessário medir o espaço da área do jogo para usarmos na criação do blueprint "Statue" (estátua), pois ela ficará aparecendo em uma posição aleatória no jogo. Precisamos desta informação para que a estátua apareça corretamente entre as quatro paredes do cenário.

Para efetuarmos a medição será necessário mudar a "visão" do editor de nível. Clique em um botão com o rótulo "Perspectiva" que fica na parte superior esquerda do editor de nível. Escolha a visão "Top":


O editor possui uma régua que é acionada quando se mantém pressionado o botão do meio do mouse. A Unreal Engine 4 usa centímetros como unidade de medida.

A imagem abaixo mostra o editor na visão "Top". A linha vermelha representa o Eixo do X e seus valores positivos ficam para direita. A linha verde representa o Eixo do Y e seus valores positivos ficam para baixo. O ponto de encontro entre os dois eixos representa a origem onde ( X = 0, Y = 0 ).

Os retângulos azuis nesta imagem representam as paredes do cenário. Precisamos medir a distância entre a origem e as paredes. Vamos começar encontrando o valor positivo de X. Coloque o cursor do mouse no ponto de encontro dos eixos, segure o botão do meio mouse e arraste para a direita até chegar próximo da parede. O objetivo aqui não é precisão e é necessário deixar um espaço para que a estátua não fique sobrepondo a parede.

O valor positivo que encontrei para X foi 600. 


Para obter o valor negativo de X coloque de novo o cursor do mouse na origem, segure o botão do meio mouse e arraste para a esquerda até chegar próximo da parede.

O valor negativo que encontrei para X foi 2200. 


Para encontrar o valor positivo de Y é preciso medir a distância da origem para a parede que está embaixo nesta visão superior (Top). 

O valor positivo que encontrei para Y foi 1800. 


O valor negativo de Y fica para cima. O valor encontrado também foi o de 1800.


Com isso definimos as coordenadas da área que o jogo irá utilizar.

A posição X pode variar de -2200 até 600.
A posição Y pode variar de -1800 até 1800.

Existe mais uma medida que será útil na criação do blueprint "Statue" (estátua). Precisamos verificar a distância da origem para o piso do cenário. Para fazer isso mude o editor para a visão "Side" (lateral) e aproxime mais a imagem.

Nesta visão temos os Eixos Z e Y. O Eixo Z é vertical e é representado pela linha azul. Os seus valores positivos ficam para cima.

Coloque o cursor do mouse no ponto de encontro dos eixos Z e Y, segure o botão do meio mouse e arraste para cima até chega na parte superior do retângulo que representa o piso do cenário.

O valor positivo que encontrei para Z foi 125.