sexta-feira, 21 de março de 2014

A linguagem visual Blueprints da Unreal Engine 4

Desde 19 de março de 2014 a Unreal Engine 4 está disponível para todo mundo. Acesse a página www.unrealengine.com para mais informações sobre como obter acesso à Unreal Engine 4.
 
Existem duas formas de programar jogos com a Unreal Engine 4. Tem a forma tradicional de programação utilizando a linguagem C++ e agora existe uma nova forma de programar os jogos utilizando uma linguagem
visual de script  conhecida como Blueprints que foi criada pela Epic Games.
 
A linguagem Unrealscript deixou de existir nesta nova versão da Unreal Engine. Em um primeiro momento esta notícia pode desapontar as pessoas que gostavam de programar em UnrealScript. Mas o que realmente aconteceu foi que a linguagem UnrealScript e o Kismet evoluiram e se unificaram em uma nova linguagem visual que é o Blueprints.
 
Depois que você aprender e conseguir visualizar o imenso poder do Blueprints, te garanto que não sentirá saudades do Unrealscript.
 
O objetivo desta série de tutoriais é o de ensinar as pessoas a programarem jogos na Unreal Engine 4 utilizando apenas Blueprints. Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio de programação para poder acompanhar estes tutoriais.
 
É importante deixar claro que não vou me aprofundar em assuntos relacionados ao aspecto artístico/visual do jogo. A maioria dos exemplos destes tutoriais usarão cenários simples para que possamos nos concentrar na lógica da construção do jogo usando Blueprints.
 
A documentação oficial da Epic Games sobre Blueprints pode ser acessada na página: Blueprints Visual Scripting.
 
Sejam bem vindos ao incrível mundo do desenvolvimento de jogos com a Unreal Engine 4.





Próximo : Visão Geral do Editor de Blueprints
Sumário